O Processo de Desenvolvimento de Pessoas
Após
a entrada de novos profissionais na organização, é preciso desenvolver as suas
competências, ampliar o conhecimento. O processo de Desenvolvimento é composto
pelo Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa e tem a função de
manter e ampliar a qualificação dos profissionais da organização.
Um dos principais
desafios da Gestão de Pessoas está vinculado à capacidade de treinar,
desenvolver e educar as pessoas, para que tenham as competências necessárias ao
cumprimento das suas funções (ABREU, 2006).
O Desenvolvimento de Pessoas inclui o Treinamento e vai além, busca o
autodesenvolvimento dos indivíduos, a aprendizagem, em um processo estruturado
e contínuo de crescimento (PACHECO, 2005). Nesse contexto, está a Universidade
Corporativa, desenvolvida no Brasil nos anos 90, como ferramenta do Treinamento
e Desenvolvimento estratégico (EBOLI, 2004), impulsionada pela flexibilização
das organizações, pela ênfase ao conhecimento e pela prática da educação para a
estratégia global (MEISTER, 1999).
Pacheco (2005) estabelece que o
planejamento do processo de Desenvolvimento de Pessoas em geral envolve:
a)
Foco no negócio.
b) Definição do modelo do programa.
c) Implementação.
d)
Revisão, para aperfeiçoamento constante.
Ressalta-se a importância da busca pela aprendizagem, tanto por parte
dos indivíduos quanto da empresa, para resultar em conhecimento organizacional.
Klein (1998) defende que uma organização aprende através dos seus membros, o
que interfere na aprendizagem da organização. Define aprendizagem
organizacional como a capacidade ou os processos organizacionais que mantêm ou
melhoram o desempenho com base na experiência, envolvendo o desenvolvimento das
competências essenciais e atitudes de apoio a melhoria contínua e a capacidade
de renovação.
Então,
o Desenvolvimento deve vir acompanhado de um sentimento claro de aprendizagem,
em um compromisso com a educação continuada (KLEIN, 1998). A aprendizagem
resulta de um plano de capacitação e desenvolvimento que sustente as
estratégias organizacionais, embasadas no desenvolvimento de competências
(PACHECO, 2005). Nesse contexto, a integração do RH com os gestores de linha é
aspecto chave para o êxito do processo. Como uma das principais estratégias de
vantagem competitiva, o Desenvolvimento deve ser responsabilidade conjunta dos
gestores e colaboradores da organização, consolidando-se como prática
agregadora de conhecimento.
Nas organizações modernas, a ação
estratégica da Gestão de Pessoas integra os seus processos às estratégias da
organização, ocorrendo de forma sistêmica, interligados. Nesse sentido, Milkovich; Boudreau (2000) enfatizam
que as organizações devem integrar o Desenvolvimento de Pessoas ao conjunto
sistemático das atividades de RH. A
seguir, uma análise dos subprocessos de Treinamento e Desenvolvimento.
Artigo de Dante Girardi
O desenvolvimento é um tema recorrente no mercado atual. A comunicação, o treinamento e o desenvolvimento de competências são fundamentais a adaptação das empresas e dos novos profissionais aos desafios de mercado.
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