O Feedback no Processo de desenvolvimento de talentos
O feedback está em alta. É a “bola da vez” na gestão de pessoas. Sua ausência constitui-se em um “pecado mortal” .
Por uma questão cultural, a maioria das empresas vinha relegando a segundo plano tal comunicação, recorrendo a ele somente quando algo “dava errado”. A tradicional frase: “Vou te dar um feedback”... passou a ser temida pela maioria dos profissionais.
Hoje, gerentes e colaboradores vêem o feedback como instrumento de desenvolvimento e como o elemento essencial no gerenciamento das competências.
Ao lançar mão desta ferramenta, as lideranças e os times de trabalho, passam a cultivar a idéia que o profissional deve traduzir sua competência em comportamentos reconhecidos e valorizados pela organização.
O feedback deve ser entendido como um processo de ajuda e estímulo para a mudança de comportamento e/ou para a aquisição e desenvolvimento de competências, contribuindo para o aprimoramento da performance individual, acelerando o processo de transformação do Potencial em Talento.
O processo é uma via de mão dupla. Tanto a pessoa que transmite como a que recebe o feedback, precisam estar abertos e flexíveis à mudança, para que os resultados sejam alcançados.
O QUE É FEEDBACK?
· Fornecer Feedback consiste em revelar a sua percepção sobre “como o comportamento do outro está afetando a você mesmo, as outras pessoas, a equipe, ao bom andamento dos trabalhos, a organização”.
· Receber Feedback consiste em “reconhecer como os seus comportamentos estão sendo percebidos ou como estão afetando as outras pessoas, as equipes de trabalho, aos resultados “.
COMO USAR O FEEDBACK DE FORMA ADEQUADA?
Se considerarmos que o feedback é o cerne do processo de melhoria das capacidades e desempenhos das pessoas nas organizações, então devemos preocupar-nos com a qualidade desse feedback.
Abaixo estão listados um conjunto de atitudes, habilidades e conhecimentos essenciais a prática do feedback.
O feedback utilizado de forma estruturada e oportuna acelera o processo de mudança e auxilia o indivíduo na aquisição de comportamentos mais assertivos dentro da organização.
Porém é necessário entender que não estamos tratando de um processo tão simples.
Ao receber feedback as pessoas geralmente demonstram REAÇÕES EM CADEIA: REJEIÇÃO, RAIVA, RACIONALIZAÇÃO, ACEITAÇÃO.
• A primeira é de surpresa.
• A segunda leva as pessoas a sentir raiva.
• Logo em seguida surge o processo de racionalização, ou seja: a busca de motivos no ambiente externo para justificar o feedback recebido.
• O último estágio é o da aceitação, onde as pessoas já estão menos resistentes e conseguem refletir sobre uma possível mudança de comportamento.
COMO O FEEDBACK ESTÁ SENDO UTILIZADO HOJE?
A cultura nas empresas também vem sendo mudada com o uso do feedback. Uma prova disso é a implantação da ferramenta Feedback 360 graus, uma prática que vem sendo apoiada cada vez mais por diretores e empresários de sucesso.
As potencialidades do sistema de feedback 360 graus e a qualidade do feedback por ele proporcionado permitem que, uma vez introduzido com sucesso numa organização, ela entre numa nova era da sua capacidade de evolução e melhoria, o que representa uma inegável vantagem competitiva.
Este sistema é constituído por uma rede de pessoas que emitem e recebem feedback de seus pares, subordinados, diretores, tornando possível a mudança de comportamento e o aprimoramento constante das competências.
A ferramenta também é utilizada com o objetivo de subsidiar decisões gerais com relação às pessoas: avaliar potenciais, treinar e desenvolver, apoiar mudanças de cultura, auxiliar na implantação de programas de qualidade, plano de carreiras e remuneração.
Enfim, o feedback está presente em todos os processos empresariais e, hoje, pode ser traduzido como um combustível para o colaborador, pois através dele viabilizamos mudanças e encontramos a energia necessária para catalisar esforços, promover o crescimento e a motivação.
Margareth Pena é Gerente de Negócios da MRG.
Coordena o projeto BIT - Banco de Identificação de Talentos.
Em sua atuação tem usado o feedback como ferramenta básica no aconselhamento e retorno de performances individuais.
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